Consegue se lembrar quando foi a última vez que precisou ir até uma lotérica ou loja física resolver um débito pendente? Provavelmente faz tempo, afinal, a maior parte das empresas trabalham com a cobrança digital.
Uma pesquisa feita em 2023 revelou que 45,5% dos usuários brasileiros da internet utilizam o espaço digital para gerenciar finanças e poupar dinheiro, segundo dados do relatório Digital 2023 da We Are Social.
Em uma sociedade mais conectada e com necessidade de agilidade, atuar longe das possibilidades do universo online pode ser bastante desvantajoso para um negócio. É fundamental acompanhar o comportamento do consumidor não apenas no trabalho de vendas, como também na hora de fazer cobrança.
Neste artigo, você entenderá como fazer da tecnologia uma aliada na hora de receber dívidas, quais os benefícios de investir na digitalização dos processos e quais meios utilizar para isso. Boa leitura!
O que é cobrança digital?
A cobrança digital diz respeito ao recebimento de dívidas, envio de boletos e outras ações que acontecem on-line. O encaminhamento de faturas via e-mail e WhatsApp são exemplos desse modelo.
Antes, era mais comum que empresas resolvessem a cobrança de dívidas de forma presencial ou por telefone. Atualmente, esses formatos se tornaram distantes da realidade do cliente.
A praticidade e agilidade para solucionar situações são fatores essenciais para o consumidor e locomover-se até uma loja ou ter disponibilidade para atender telefonemas em horário comercial é algo que não é possível para muitas pessoas.
A tecnologia e a internet vieram para quebrar barreiras físicas e possibilitar que empresas ofereçam aos clientes tipos de cobrança mais cômodos.
Quais as vantagens de investir em cobrança digital?
Você já sabe que o método tradicional proporciona agilidade para consumidores, o que torna a cobrança mais simples. Confira outras vantagens.
Experiência do usuário é melhor
A experiência do usuário é um conceito que negócios precisam considerar e se preocupar. Não importa em qual etapa do relacionamento com a sua empresa o seu cliente se encontra, é crucial que ele seja bem atendido e tenha uma vivência positiva.
Esse cuidado deve se estender para a cobrança, momento delicado e que pode pôr em risco o relacionamento com o consumidor. A experiência que ele tem nessa etapa pode ser crucial para a decisão de se afastar ou manter-se fiel ao seu negócio.
A cobrança digital chega como uma aliada, uma vez que facilita todo o processo de pagamento e de resolução do problema.
Vamos imaginar que o seu cliente Pedro precisa negociar algumas parcelas inadimplentes. A sua empresa só soluciona da seguinte forma: dirigindo-se até ao espaço físico do negócio e por telefone.
Pedro tem um trabalho corrido, sem a possibilidade de usar o celular o tempo todo e, também, ele está muito longe da unidade do seu negócio. Bom, você já imagina que essa situação será muito desgastante para o consumidor.
Agora, vamos pensar em outro cenário: Pedro tem um débito em aberto, mas a sua empresa conta com uma plataforma de cobrança. A plataforma pode ser acessada 24h, em qualquer dia da semana e, com autonomia, o cliente resolve tudo. Notou a diferença da experiência? O segundo cenário agrega muito mais valor!
Menos inadimplência e atrasos nos pagamentos
Vamos voltar ao exemplo de Pedro. Se para ele é difícil ter acesso a sua empresa e as possibilidades de pagamento são poucas, provavelmente ele atrasará a fatura. E isso não vai acontecer porque ele é um mau pagador, e sim porque pessoas têm desafios, rotina, falta de tempo e até mesmo dificuldade em atender telefonemas em horário comercial.
Veja bem, telefonemas não são uma má forma de fazer cobrança! Mas nem sempre será o canal certo para pessoas com rotinas e necessidades como as de Pedro.
O seu negócio deve facilitar o recebimento da dívida por meio das diversas possibilidades disponíveis, como o pagamento em Pix, cartão, portal de autonegociação, chats etc.
Automatização do processo de cobrança
Outra vantagem da cobrança digital é poder contar com a automação durante os processos. Assim, é possível cobrar um número maior de pessoas e de uma única vez, apenas programando o encaminhamento de e-mail ou WhatsApp para um lote de clientes.
Essa é uma ótima forma de diminuir o tempo de trabalho, melhorar o recebimento de dívidas e, ainda reduzir erros de envios, assim como tarefas manuais.
Diminuição de custos operacionais
Ter uma empresa financeiramente sustentável é o desejo de qualquer empreendedor, e a cobrança digital é a aliada certa. Com tarefas mais automatizadas e com menos processos manuais, você não precisa de uma equipe tão grande. Mas lembre-se: é essencial contar com um time composto por um número certo de pessoas para fazerem agendamentos, estratégias, acompanhamentos e outras ações.
Quais funcionalidades digitais utilizar na cobrança?
Após conhecer as vantagens da cobrança digital para o seu negócio, chegou o momento de entender quais são essas funcionalidades que podem agregar valor para os seus processos.
Já citamos algumas ao longo do artigo, mas vamos abordar especificamente as que estão disponíveis no sistema de cobrança Cobmais, um software completo e que conta com integrações e outras ferramentas que vão facilitar o trabalho de empresas que querem investir em presença no mundo virtual.
Pix
Criado em novembro de 2020 pelo Banco Central do Brasil (BC), o Pix é um dos meios de pagamento favorito entre os brasileiros — em julho de 2023, o sistema de pagamento instantâneo chegou a ser o mais usado no país, substituindo transferências bancárias e ultrapassando o uso de dinheiro, segundo pesquisa da consultoria McKinsey.
Atualmente, são mais de 161 milhões brasileiros utilizando o serviço, sem falar que o Pix foi responsável por incluir 71,5 milhões de usuários no sistema financeiro, segundo o BC.
Em nota, Mayara Yano, Assessora Sênior da Gerência de Gestão e Operação do Pix do BC, explicou ao Banco Central que
“está trabalhando para que o Pix Automático esteja disponível para toda a população no final de 2024. Ele vai permitir pagamentos recorrentes de forma automática, facilitando a vida dos usuários. Mediante uma autorização prévia, o usuário vai poder ter determinado pagamento debitado, de forma automática, todo mês, sem precisar lembrar de pagar a fatura e fazer um agendamento ou uma autenticação a cada operação”
Portal de autonegociação
O portal de autonegociação é uma plataforma digital que permite ao seu cliente inadimplente renegociar dívidas, consultar débitos, fazer acordos e emitir a 2ª via de boletos.
É uma forma prática de atender o seu consumidor, uma vez que a pessoa pode acessar a qualquer dia e horário, conforme for melhorar para a rotina dela. O cliente tem total autonomia para resolver as pendências com a sua empresa e, até mesmo, pode se sentir mais confortável para quitar a inadimplência.
Clientes Cobmais podem contratar o serviço do portal de autonegociação e contar com as seguintes vantagens:
- Experiência positiva para o consumidor;
- mais transparência em relação à dívida;
- acesso 24/7;
- aumento de recuperação das dívidas;
- redução dos custos de operação.
Veja, abaixo, um exemplo prático do nosso portal de autonegociação.
O e-mail é um método amplamente utilizado por empresas para retomar valores inadimplentes, encaminhar faturas que estão abertas e, até mesmo, fazer o envio de cartas de cobrança.
Além de ser um meio de comunicação prático para clientes, o e-mail possibilita o envio do código copia e cola do Pix e também de boletos anexados. Sem falar que isso pode ser feito em lote, tornando a cobrança muito mais rápida!
O WhatsApp segue sendo o app mais usado entre brasileiros da faixa etária dos 16 aos 64 anos: 93,4% dos usuários de internet do país contam com o aplicativo, segundo dados da Digital 2023.
Diante de um número que contempla quase todos os brasileiros que estão conectados, é impossível empresas não considerarem o WhatsApp como canal de cobrança.
A integração WhatsApp do Cobmais permite clientes fazerem ações como:
- Envio de boletos com linha digitável ou arquivo em PDF.
- Envio de mensagens individuais, que podem ser pré-configuradas e com variáveis para tornar o texto mais personalizado.
- Acompanhamento de mensagens enviadas.
- Envio de Pix para pagamento.
Outra vantagem de investir no app é ter mais facilidade para encontrar o consumidor a qualquer momento, sem que isso gere estresse, ligações indesejadas ou atrapalhe a rotina da pessoa.
Lembre-se: ainda que o canal seja digital, é de bom tom fazer o envio de comunicações dentro do horário comercial, de segunda a sexta.
Neste conteúdo você entendeu o que é cobrança digital, quais as principais vantagens e quais ferramentas fazem parte desse processo. Pôde, também, perceber que a empresa é capaz de recuperar mais dívidas quando oferece meios que se adequem às necessidades e ao comportamento do consumidor.
Dito isso, se você ainda não conta com ferramentas digitais, chegou o momento de considerar dar um passo à frente na sua cobrança. Nós podemos te ajudar! O sistema de cobrança Cobmais tem integrações com as maiores ferramentas do mercado, além de funcionalidades inteligentes para quem quer melhorar processos.
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