Índice

Qual o melhor horário para ligação de cobrança? Existem leis relacionadas a isso? Uma empresa pode acionar os clientes a qualquer momento?As dúvidas sobre o assunto são diversas e é importante buscar respostas que orientem gestores no momento de desenvolver as políticas de cobrança e as estratégias de comunicação com os consumidores.

Pensando nisso, criamos este conteúdo que vai te explicar qual o horário de cobrança permitido por lei, as melhores práticas para acionar o cliente por telefone e, ainda, como você pode aprimorar esse processo. Siga a leitura para aprender mais!

Existem leis sobre horário para ligação de cobrança?

Sim, há horários de cobrança permitidos por lei e toda empresa deve saber isso! A legislação existente é federal e estadual, isso significa que a depender da sua região há regras diferentes e que precisam ser consideradas.

Em âmbito federal, a lei é o artigo 8.078/90, também conhecida como Código de Defesa do Consumidor. Já estadual, vale saber que alguns locais não contam com nada específico. Confira os estados que têm legislação sobre o tema:

O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre a cobrança?

O Código de Defesa do Consumidor não deixa claro quais são os horários permitidos para cobrança. De acordo com uma nota publicada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado de Minas Gerais (FCDL-MG), é utilizado outros artigos, leis, costumes etc., para estipular qual o melhor momento para empresas acionarem os seus clientes a respeito de uma dívida.

No artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor consta que a cobrança não deve interferir no trabalho, descanso ou lazer da pessoa devedora. Isso significa que pode haver ligações, porém, sem que sejam insistentes e abusivas.

De acordo com a nota da FCDL-MG, “há que se pautar pela regra do bom senso, cobrando do consumidor em horários compatíveis (entre 8h e 20h)”. A instituição explica que esse limite se baseia na Lei do Silêncio (4.591-64) e no artigo 42 da Lei de Contravenções Penais. Portanto, a dica é que a cobrança de dívidas seja feita no horário comercial e que feriados e fins de semana sejam evitados.

Horário de ligação de cobrança
O bom senso é importante na hora de escolher os horários e dias para cobrar!

E as leis estaduais?

As legislações do seu município e estado também devem ser respeitadas e consideradas. Abaixo, você confere um resumo dos horários apresentados nas leis já citadas neste post.

EstadoHorárioDias
São PauloDas 8h às 20h, em dias de semana.Das 8h às 14h, aos sábados.De segunda a sábado.
Rio de JaneiroDas 9h às 19h.Dias úteis.
Espirito SantoDas 8h às 19hDias úteis.
AmazonasDas 8h às 18h, em dias de semana. Das 8h às 14h, aos sábados.De segunda a sábado.
AlagoasDas 8h às 18h, em dias de semana. Das 8h às 14h, aos sábados.De segunda a sábado.
ParanáDas 8h às 18h, em dias de semana. Das 8h às 13h, aos sábados.De segunda a sábado.

Boas práticas para ligações de cobrança

Para evitar problemas com o seu consumidor, além de respeitar os horários estipulados, é importante lançar mão de boas práticas para melhorar o contato. Confira nossas dicas.

Entenda qual é o melhor horário para ligar para cliente

Está difícil encontrar disponibilidade para conversar com o seu consumidor? A dica é tentar marcar um horário que seja bom para ele. Busque entender qual o melhor momento para conversar — talvez o cliente tenha a pausa do almoço livre, por exemplo.

Caso você não consiga encontrar o consumidor por telefone para marcar um horário, experimente utilizar outros meios, como o WhatsApp. O aplicativo de mensagens instantâneas é um grande facilitador e permite que você deixe o seu recado para que a pessoa responda quando for possível.

Use diferentes meios para comunicar a necessidade da ligação

Comentamos no parágrafo anterior que o WhatsApp é uma boa forma de ter acesso ao cliente para conseguir marcar uma ligação. Além dele, você pode testar outros meios para sinalizar que a sua empresa quer entrar em contato.

Os SMS podem ajudar. Você pode enviá-los para notificar que há a necessidade de ligar para negociar uma dívida em aberto. Lembre-se de incluir o nome da empresa e quais os canais que o consumidor pode acessar caso desejar dar um retorno.

Os e-mails também são uma alternativa, porém, a depender do perfil do seu cliente, pode ser que eles não sejam acessados e tão eficientes quanto uma notificação por WhatsApp ou SMS.

Se você já tem uma régua de cobrança bem estruturada, é possível analisar e compreender quais canais têm mais resultado.

Banner com o texto "Régua de cobrança: como automatizar e criar estratégias eficazes". Contém um botão com os dizeres "Baixe grátis"

Cuidados com a cobrança por telefone

Se existem leis em relação ao horário para ligação de cobrança você deve compreender que é necessário ter uma série de cuidados ao contactar o seu cliente. Abaixo, listamos pontos importantes que devem ser considerados na estratégia.

Não faça ligações de cobrança de forma abusiva

Mesmo que seja dentro do horário estipulado pela lei, a cobrança abusiva não é algo permitido. Primeiro porque o Código de Defesa do Consumidor proíbe esse tipo de abordagem; em segundo, isso pode desgastar a relação com o cliente. Ninguém gosta de receber chamadas constantemente, mesmo dentro do horário comercial. Isso atrapalha o trabalho, o descanso e gera irritação e descontentamento com a empresa.

Horário de ligação de cobrança
Entender até que horas pode ligar cobrando é importante para não desrespeitar direitos do consumidor.

Ainda que o consumidor tenha uma dívida antiga ou de valor alto com o seu negócio, é importante prezar por uma boa relação, pelo respeito e por abordagens estratégicas.

Em nosso blog, você pode conferir um conteúdo completo com 11 dicas para cobrar de forma eficaz.

Não comunique a dívida a terceiros

Um erro comum cometido por profissionais de cobrança é o famoso você pode passar o recado? É sempre válido lembrar que a responsabilidade de comunicar a dívida é do cobrador, e não do familiar.

Deixar recado não é a melhor prática, afinal, não há garantias de que o devedor receberá, de fato, a mensagem. Portanto, evitar esse tipo de comunicação é sempre converse diretamente com o consumidor.

Se houver dificuldades em encontrar o seu cliente, aplique as boas práticas que indicamos anteriormente neste texto.

Não cobre de outras pessoas

Agir no desespero nunca é a melhor alternativa. Isso faz com que muitos profissionais falhem com o Código de Defesa do Consumidor e busquem alternativas extremas, como a cobrança de familiares.

Ligar insistentemente para familiares cobrando a dívida é uma conduta abusiva e, no fim das contas, não garante que a cobrança terá sucesso. Lembre-se que mesmo se tratando do pai ou da mãe do devedor, essas pessoas não têm poder de negociar ou decidir pelo devedor.

Dica bônus: use a tecnologia a seu favor

Após conseguir marcar um horário com o seu cliente, é necessário garantir que esse contato acontecerá no dia e hora combinados. Para não perder a oportunidade e não correr risco de esquecimento, a melhor opção é usar a tecnologia a favor.

No sistema de cobrança Cobmais, você pode acessar a funcionalidade Agendamento. Como o nome deixa claro, é uma ferramenta para registrar o horário e data solicitados pelo cliente para receber a ligação.  Veja, abaixo, como funciona:

Ao agendar, esse consumidor é automaticamente encaminhado para a Fila de Cobrança, um outro recurso do Cobmais que faz acionamentos de contratos de forma sequencial e de acordo com a estratégia definida.

Simples, certo? Com tecnologia e tática, ficará mais fácil acertar no horário de cobrança de cliente e aumentar as oportunidades de negociação de uma dívida. O Cobmais pode te ajudar nessa tarefa, graças à automação e funcionalidades como Agendamento e Fila de Cobrança.

Ficou interessado? Ao clicar no banner abaixo, você pode preencher o formulário de contato para receber uma apresentação gratuita do nosso CRM de cobrança, feita por nossos especialistas.

Deixe um comentário

Cobmais é o sistema de cobrança automatizado para gestão completa de inadimplentes!

Confira as vantagens e funcionalidades para o seu negócio.
Compartilhe

Assine nossa Newsletter

Receba conteúdo estratégico sobre performance em cobranças direto no seu e-mail.