Contar com um modelo de mensagem de cobrança é bastante útil na hora de fazer o disparo de SMS para os seus clientes, afinal, você só precisa utilizar o texto pronto e programar em sua ferramenta de envio.
Entretanto, desenvolver a mensagem com as informações ideais em poucas palavras nem sempre é tão simples e, pensando nisso, separamos 16 modelos de mensagens para cobrar os seus clientes. Continue na leitura para conferir os templates e aprender sobre boas práticas.
16 modelo de mensagens de cobrança para cliente
Os exemplos de SMS de cobrança que trouxemos neste artigo são pensados em diferentes etapas, desde a preventiva até avisos mais sérios. Você pode usar as ideias na íntegra ou, se preferir, apenas utilizar como inspiração e adaptar para a linguagem da sua empresa.
Cobrança preventiva
A cobrança preventiva é uma ação simples, mas que faz toda a diferença na hora de evitar a inadimplência. Isso porque muitos clientes simplesmente se esquecem de pagar a fatura e, com esse aviso, é possível não entrar em dívida com o seu negócio. Abaixo, você pode escolher o modelo de mensagem de cobrança que se encaixa com o perfil da sua empresa!
Modelo 1
Olá [Nome], sua fatura vence em [Data]. Evite transtornos, pague até lá. Dúvidas? Conte conosco. [Nome da Empresa]
Modelo 2
Prezado(a) [Nome], último aviso: sua fatura vence amanhã, em [Data]. Não deixe passar o pagamento para garantir a continuidade dos serviços. Ajuda? Fale conosco. [Nome da Empresa]
Modelo 3
Oi [Nome], lembramos que sua fatura vence em [Data de Vencimento]. Não esqueça de efetuar o pagamento a tempo para evitar contratempos. Dúvidas? Estamos à disposição. [Nome da Empresa]
Modelo 4
Oi [Nome], seu próximo vencimento está chegando! Lembre-se de pagar até [Data de Vencimento] para evitar contratempos. Consulte [link] para opções de pagamento e dúvidas.
Agradecemos pela parceria,
[Nome da Empresa]
Cobrança para inadimplentes
Uma vez que o cliente já se encontra em inadimplência, é importante seguir outra abordagem para o seu SMS de cobrança extrajudicial. Neste caso, é necessário lembrar ao consumidor as consequências de não regularizar a dívida e demonstrar interesse em ajudá-lo, seja com link para resolver a pendência ou com proposta de negociação. Veja os exemplos.
Modelo 5
Caro(a) [Nome], detectamos atraso no pagamento da sua fatura. Regularize agora para evitar interrupção nos serviços. Acesse [link] ou contate-nos. [Nome da Empresa]
Modelo 6
[Nome], sua conta está em atraso. Seu serviço será suspenso em [X dias]. Regularize em [link] ou ligue para nós. Estamos aqui para ajudar. [Nome da Empresa]
Modelo 7
Olá [Nome], entendemos que sua fatura está em atraso. Oferecemos opções de negociação. Ligue para [número] ou acesse [link] para evitar impactos no seu serviço. [Nome da Empresa]
Modelo 8
Caro(a) [Nome], notamos que há um débito pendente em sua conta. Para evitar interrupções nos serviços, regularize o pagamento. Acesse [link] ou ligue para [número],
Agradecemos pela compreensão,
[Nome da Empresa]
Negativação de clientes
Enviar um SMS de cobrança para notificar o consumidor sobre uma negativação pode não ser a melhor abordagem, uma vez que o meio não é a opção mais formal. Entretanto, essa prática pode servir como um lembrete, especialmente se o acesso ao cliente via e-mail não está surtindo efeito.
Outro ponto que conta como desvantagem para este tipo de SMS é o receio de tentativa de golpe. Não são poucas as mensagens com links maliciosos que usam situações de urgência para conseguir a atenção da pessoa. Por isso, é muito importante que o seu texto contenha a apresentação da empresa e seja escrito de forma que passe credibilidade.
Modelo 9
Caro(a) [Nome],
Informamos que seu nome será negativado devido a débito em aberto. Regularize até [Data Limite] para evitar transtornos. Acesse [link] ou ligue para [número] para mais informações.
Atenciosamente,
[Nome da Empresa]
Modelo 10
Prezado(a) [Nome],
Urgente: Você será negativado em [X dias] devido ao não pagamento. Acesse [link] ou ligue para [número] para resolver e evitar consequências em seu histórico financeiro.
Estamos à disposição,
[Nome da Empresa]
Modelo 11
Olá [Nome],
Seu nome está prestes a ser negativado por conta de débitos em aberto. Oferecemos opções para regularizar. Acesse [link] ou ligue para [número] para negociar condições e evitar problemas no seu histórico de crédito.
Estamos aqui para ajudar,
[Nome da Empresa]
Modelo 12
Prezado(a) [Nome],
Alertamos que, infelizmente, seu nome será negativado em [X dias]. Regularize seu débito até [Data Limite] para evitar complicações. Acesse [link] ou ligue para [número] para mais informações.
Estamos à disposição,
[Nome da Empresa]
Aviso de pagamento recebido
Tão importante quanto ter um modelo de mensagem de cobrança é contar com um template para notificar o cliente de que o pagamento foi recebido. Esse tipo de SMS tranquilizará a pessoa, que por vezes pode ficar ansiosa para saber se o débito está resolvido. Veja sugestões para usar!
Modelo 13
Olá [Nome],
Agradecemos o seu pagamento de [Valor] feito em [Data]. Se precisar de mais informações, estamos à disposição.
Atenciosamente,
[Nome da Empresa]
Modelo 14
Prezado(a) [Nome],
Obrigado por antecipar o pagamento de sua fatura! Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Cumprimentos, [Nome da Empresa]
Modelo 15
Caro(a) [Nome],
Boas notícias! Seu débito foi quitado com sucesso. Agradecemos por sua pontualidade. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.
Cordialmente,
[Nome da Empresa]
Modelo 16
Olá [Nome],
Recebemos seu pagamento de [Valor] com sucesso em [Data]. Agradecemos por manter sua conta regularizada. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Atenciosamente,
[Nome da Empresa]
Boas práticas para criar um modelo de mensagem de cobrança
Se você chegou até aqui e gostaria de desenvolver as suas próprias mensagens de cobrança para clientes, separamos algumas boas práticas para escrever SMS. Lembre-se que o ideal é um texto curto, mas que seja capaz de transmitir as principais informações.
Seja conciso
A principal característica de um SMS é o formato de texto reduzido, afinal, o objetivo é ir direto ao ponto, ser instantâneo e prático. Mesmo que você precise passar uma informação importante ao consumidor, é essencial manter a particularidade do meio e evitar o excesso.
Use linguagem simples
Além de um texto curto, ao escrever um SMS é importante lançar mão de linguagem clara e de fácil compreensão. Uma dica é sempre partir do pressuposto que os seus consumidores podem ter diferentes níveis de conhecimento, e nem sempre uma palavra difícil será a melhor escolha para se comunicar bem.
Dessa forma, opte por vocabulário acessível, de conhecimento geral, sem regionalismos ou jargões.
Personalize a mensagem
A personalização da mensagem é importante por diversos motivos. Primeiro, porque é uma forma de tornar a informação mais clara e direta, não deixando dúvidas a respeito de quem está sendo cobrado. Em segundo, torna a comunicação mais pessoal e melhora o relacionamento.
Forneça detalhes relevantes
Lembre-se que a sua mensagem tem o objetivo de informar. Por isso, é crucial que contenha os principais pontos da cobrança, como o valor em aberto, a data de vencimento e opções de pagamento disponíveis.
Seja positivo e profissional
A cobrança não precisa ser um momento de tensão entre você e o consumidor. É possível tratar o assunto com mais leveza, sem perder o profissionalismo e a seriedade. Para isso, evite o uso de linguagem agressiva e busque empregar palavras positivas e que incentivem o cliente a regularizar a situação.
Destaque consequências e prazos
É muito importante que a pessoa esteja ciente das consequências de não quitar a inadimplência, dessa forma ela não poderá alegar que foi pega de surpresa, assim como ficará esclarecido que o serviço corre o risco de cancelamento.
Outro ponto essencial é destacar os prazos, também para evitar mal-entendidos e falhas de comunicação.
Incentive a ação imediata
O que a sua empresa deseja com o SMS é que o consumidor realize uma ação, certo? Para isso, vale usar alguns gatilhos que incentivem o cliente a tomar providências imediatas — seja pagar a fatura, entrar em contato, fazer uma negociação etc.
Se você tem dúvidas sobre quais os gatilhos mentais para cobrança, nós temos um conteúdo sobre o assunto em nosso blog.
Ofereça canais de atendimento
Forneça informações sobre como o cliente pode entrar em contato para esclarecer dúvidas, discutir opções de pagamento ou negociar.
Com essas boas práticas em mão e um bom sistema de cobrança, você conseguirá criar as suas próprias mensagens de cobrança para clientes, personalizando-as de acordo com a identidade da empresa e com a linguagem desejada.
Você pode utilizar os modelos prontos deste artigo para a sua estratégia ou escrever os seus próprios textos. Vale até unir tudo o que viu neste conteúdo! O importante é enviar SMSs informativos, claros e que respeitem o formato. Chegamos ao fim deste conteúdo e esperamos ter te ajudado! Aproveite para cadastrar-se no formulário abaixo e receber a nossa newsletter com curadoria de artigos da área de cobrança!