Quer ter maior controle de inadimplência da sua carteira? Precisa aplicar estratégias de cobrança mais eficazes? Sente que há pouca organização das dívidas e valores a receber? Se a sua resposta for sim a essas questões, continue a leitura deste conteúdo e entenda o que é aging list e como esse conceito pode fazer diferença para a saúde financeira da sua empresa.
O que é aging list?
Afinal, Aging list, o que é? O termo em inglês significa lista de envelhecimento e, basicamente, é um relatório para organizar em ordem cronológica os valores que um negócio tem para receber ou, no caso da cobrança, as dívidas. Essa categorização é frequentemente dividida em intervalos de tempo, como 0 a 30 dias, 31 a 60 dias, 61 a 90 dias e assim por diante.
O documento é fundamental para empresas que desejam ter um maior controle da situação e necessitam identificar quais dívidas são antigas e precisam de ações mais incisivas.
Qual a diferença entre aging list e fluxo de caixa?
Apesar de ambos serem ferramentas financeiras distintas, elas também são complementares. O fluxo de caixa é referente à movimentação de receitas e despesas durante um período específico de tempo.
Já a aging list tem como principal objetivo fornecer uma representação visual da idade das contas a receber, permitindo que a equipe de cobrança priorize e gerencie eficientemente as cobranças.
Embora tenham objetivos distintos, enquanto o fluxo de caixa se concentra na liquidez geral da empresa, a aging list é específica para a gestão de contas a receber.
Importância do método
A lista de envelhecimento pode ser utilizada em diferentes departamentos da empresa que estejam envolvidos com a questão financeira do negócio. Desde o controle de dívidas até a gestão de fluxo de caixa, a tática é de grande valia! Entenda melhor sobre a importância dela abaixo.
Priorização de ações
Ao classificar as contas de acordo com o tempo de inadimplência, a equipe de cobrança pode priorizar suas ações. Acordos mais antigos podem exigir abordagens mais rigorosas enquanto aquelas mais recentes podem ser resolvidas com lembretes amigáveis.
Identificação de padrões
A lista também auxilia na identificação de padrões de pagamento dos clientes. Isso permite que as empresas antecipem atrasos recorrentes e tomem medidas proativas para evitar futuros problemas de pagamento.
Gestão de fluxo de caixa
Manter uma aging list atualizada é fundamental para uma gestão de fluxo de caixa eficiente. Ela fornece uma visão instantânea do dinheiro que pode ser esperado em curto prazo e ajuda na projeção de receitas.
Benefícios
Seja para tomar decisões mais concretas ou para melhorar as operações, os benefícios de utilizar o controle de inadimplência por ordem cronológica são muitos! Abaixo, separamos alguns.
Mais insumos para tomadas de decisões
Relatórios são fundamentais em qualquer etapa da cobrança e, inclusive, para ter entendimento do envelhecimento das dívidas. Há muitos casos de equipes deixarem de lados clientes inadimplentes antigos, o que gera prejuízos para um negócio.
Com todas as informações bem organizadas e reunidas em um único espaço, gestores podem ter um panorama geral da situação, assim como mais insumos para tomadas de decisões estratégicas.
Eficiência operacional
Facilita a organização e o planejamento das atividades de cobrança, melhorando a eficiência operacional ao direcionar recursos para as contas que exigem atenção imediata.
Personalização da abordagem de cobrança
Permite a personalização das estratégias de cobrança com base na idade das contas, possibilitando abordagens mais flexíveis e adaptadas às circunstâncias individuais dos clientes.
Ao adotar uma abordagem mais personalizada e eficiente na cobrança, a aging list pode ajudar a preservar os relacionamentos com os clientes, minimizando a frustração e mantendo a comunicação aberta.
Redução de perdas
Contribui para a redução de perdas financeiras ao identificar prontamente contas em risco e permitir a implementação de medidas corretivas antes que a situação se agrave.
Conformidade regulatória
Facilita o cumprimento de regulamentações financeiras ao fornecer um método organizado para gerenciar contas a receber, garantindo que as práticas de cobrança estejam em conformidade.
A implementação eficaz da lista de envelhecimento pode resultar em uma gestão financeira mais eficiente e em uma redução significativa dos riscos associados à inadimplência. Ela se torna uma aliada estratégica para as empresas que buscam equilibrar a manutenção de um fluxo de caixa saudável com a preservação de relacionamentos comerciais sólidos.
Como aplicar a aging list?
O método pode ser aplicado em diferentes ações, seja para fazer segmentação de devedores ou automatizar processos. Veja abaixo.
Segmentação inteligente
Uma vez que você tem a aging list finalizado, chegou a hora de analisar as informações para detectar clientes com o mesmo perfil, com base no histórico de pagamento.
Trabalhar com lotes de consumidores facilitará a rotina, já que os operadores podem fazer disparos de comunicados e aplicar estratégias em diversas pessoas de uma única vez.
Automatização de processos
A lista de envelhecimento também pode ser aplicada na automatização! Pegando o exemplo anterior, do grupo de clientes por comportamento, você pode organizar tudo isso em um sistema de cobrança para que ele faça automaticamente as ações, como envios de lembretes, incluir o contato do consumidor na fila de atendimento etc.
Quais informações devem estar na aging list?
Algo importante que você deve saber sobre o que é aging list é em relação às informações que devem estar no documento. Listamos alguns pontos importantes para compor o seu relatório, segundo a Serasa Experian:
- Data de pagamento
- Data de vencimento
- Tipo de título
- Data do título
- Valor
- Divisão por períodos (normalmente, de 30 em 30 dias)
- Dados do cliente que o identifiquem
A aging list é uma ferramenta valiosa que capacita as empresas a gerenciar proativamente suas contas a receber. Ao compreender o envelhecimento das contas, as empresas podem adotar estratégias de cobrança mais eficazes, melhorando não apenas a saúde financeira, mas também os relacionamentos com os clientes.
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