Cerca de um quarto das empresas brasileiras sofreram ataques digitais em 2022, de acordo com a pesquisa realizada pela empresa de segurança Proofpoint. Para credores e assessorias de cobrança, isso deve servir como um alerta para os riscos de fraude de identidade, que podem prejudicar a confiança do cliente, a imagem do negócio e até mesmo os processos de recebimento de dívidas.
Neste artigo, vamos te explicar o que é spoofing, um dos tipos comuns de crimes cibernéticos, e como evitar que a sua empresa seja prejudicada.
O que é spoofing?
O ano era 2019, e o termo spoofing tornou-se popular no Brasil após uma operação realizada pela Polícia Federal, com o mesmo nome. Desde então, o conceito se tornou uma preocupação para empresas, já que basicamente diz respeito a um tipo de estelionato dentro de ambientes digitais.
O spoofing, tradução para enganar, falsificar, acontece quando criminosos fazem falsificação de identidade e tentam se passar por instituições ou pessoas físicas. Essa investida pode ocorrer em diferentes formatos, como via e-mail, fraude de domínios de sites e até mesmo ligações.
Para empresas, ser uma vítima desse tipo de ação pode ser bastante prejudicial, especialmente porque é a imagem da instituição que está em jogo, assim como a confiança depositada por clientes.
Tipos de spoofing
De acordo com a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFRJ, existem diferentes formas de spoofing, sendo os principais:
E-mail spoofing
Este é um dos tipos mais populares de falsificação de identidade. Geralmente, o criminoso se passa por alguma empresa com quem a pessoa tem contato ou contratação de serviço, e envia mensagens como se fossem comunicados oficiais da instituição.
Um exemplo comum são os e-mails de cobrança indevida, geralmente com boletos anexados alegando que uma fatura se encontra em aberto.
Spoofing de SMS
Aqui também é um formato usual e, assim como acontece via e-mail, é comum o envio de SMS anunciando algum tipo de cobrança, movimentações nas contas bancárias e, até mesmo, links pedindo para confirmar dados.
Spoofing de chamadas
Golpes de sequestro, de ofertas e de atendentes que querem conferir dados são comuns e, infelizmente, ainda geram vítimas. A cada quatro brasileiros, três já sofreram alguma tentativa de estelionato por telefonema, segundo pesquisa.
Como as chamadas são comuns para cobrança, vendas e contato com consumidores, torna-se mais fácil aplicar esse tipo de golpe.
Spoofing de IP
Para entender como acontece o spoofing de IP é necessário entender como os dados são transmitidos pela internet. Eles são enviados como pacotes e, ao final, são remontados.
Esses pacotes, cada um deles contém um cabeçalho IP, em que é incluso informações como endereço de origem e endereço de destino.
Os criminosos são capazes de modificar o cabeçalho e incluir um endereço que faça com que o computador de destino acredite se tratar de um pacote confiável.
Quando isso acontece, o hacker está possibilitado de entrar dentro da rede e, a partir disso, será fácil ter acesso a todos os dados e praticar outros crimes cibernéticos.
Spoofing de DNS
Por último, o spoofing de DNS acontece quando um usuário da internet tenta acessar um site, mas, ao invés de ir para o endereço desejado, é direcionado para um outro site malicioso, idêntico ao primeiro, e que contém malwares.
Como tudo isso afeta a sua empresa?
Como qualquer crime cibernético, as consequências podem ser diversas e diferentes para cada departamento da empresa. Neste artigo, o nosso foco é o impacto para equipes de cobrança.
Justamente pelo spoofing ocorrer muitas vezes disfarçado de cobrança, isso pode gerar uma série de complicações para a relação cliente/empresa. No momento em que o seu consumidor cai em um golpe que utiliza o nome do seu negócio, começam alguns problemas.
O seu cliente ficará preocupado com o dinheiro perdido, com os dados sensíveis expostos a golpes e se o seu serviço e a estrutura de segurança da sua empresa, de fato, funcionam.
Consequentemente, é a imagem da instituição que está em jogo, assim como a credibilidade que ela passa. Ninguém quer adquirir um produto ou um serviço de negócios que não passam segurança nenhuma. A verdade é que todos nós confiamos os nossos dados sensíveis e esperamos que eles sejam bem salvos.
O spoofing também pode gerar outros riscos, como infectar a rede com um ransomware, que basicamente é um software que “sequestra” os seus dados e exige resgate. Enquanto não houver pagamento, as informações ficam inacessíveis.
Também há a possibilidade de dados bancários e outras informações sigilosas da empresa serem acessadas e utilizadas a favor dos criminosos.
Como proteger os seus clientes?
A educação contra golpes é um dos principais meios para proteger clientes. É importante que a sua empresa deixe claro em suas comunicações quais os procedimentos feitos durante as etapas da cobrança, quais os e-mails e números que entram em contato com os consumidores etc.
Alerte também os clientes para sempre conferirem qual endereço está enviando a cobrança, se há erros ortográficos ou outros pontos que façam a mensagem ser duvidosa. Criminosos são capazes de criarem e-mails, mensagens e comunicações muito semelhantes à de uma empresa, o que dificulta identificar que é uma fraude.
Ao receber um valor desconhecido, oriente o cliente a sempre ligar para conferir a veridicidade da cobrança. Mantenha sempre disponível e visível um contato para dúvidas.
Como proteger a sua empresa?
Para que a sua empresa não corra riscos de spoofing é importante seguir algumas boas práticas. A primeira é implantar uma cultura de segurança dentro da sua empresa. Treine a equipe contra crimes cibernéticos e faça valer a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
É válido contratar uma consultoria de segurança, pois isso ajudará a prevenir ataques cibernéticos, vazamentos, spoofing e outros problemas.
Para a cobrança, utilize somente sistemas seguros e que estejam de acordo com a LGPD, como o Cobmais, que conta com políticas antimalware, para computação em nuvem e muito mais. Essa é uma forma de proteger a sua empresa e os seus clientes.
Neste conteúdo você aprendeu o que é spoofing, quais os principais tipos, os riscos para as áreas de cobrança e como proteger o seu negócio e consumidores. Não deixe de continuar aprimorando o tema com a ajuda de especialistas da área!
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