Lidar com um grande número de clientes inadimplentes é um desafio que muitos gestores encaram no dia a dia da empresa e saber como resolver essa situação nem sempre é fácil. A gestão de cobrança torna-se fundamental nesse cenário e, apesar de não ser algo simples de fazer, é indispensável a implementação dela no negócio.
Neste conteúdo, vamos explicar como fazer a gestão de crédito e cobrança, qual a importância dela para o setor e muito mais. Continue a leitura!
O que é gestão de cobrança?
De forma resumida, a gestão de cobrança é o processo de gerenciamento de contas e pagamentos dos clientes de uma empresa. É por meio desse trabalho que a inadimplência é monitorada, o que auxilia a tomada de decisões e a criação de estratégias que consigam driblar a carteira de consumidores endividados.
Sem dúvidas, a tarefa de gestão tem papel importante dentro da empresa e pode ser essencial para evitar possíveis crises financeiras que acontecem pelo grande número de clientes endividados.
Como fazer gestão de cobrança?
Você já sabe que essa atividade requer muito cuidado, conhecimento e visão estratégica, portanto, ela não é fácil, mas é crucial e não tem como evitar. Se ainda há dúvidas por parte da sua equipe, confira dicas para implementar no setor.
Organize as informações sobre os seus consumidores
Para conseguir mensurar a inadimplência, é necessário ter todas as informações e histórico dos consumidores organizados e atualizados. Dessa forma, é possível saber quem está devendo, qual o valor e, consequentemente, o cenário da sua empresa.
Um CRM de cobrança pode ser de grande utilidade nessa tarefa, afinal, você consegue centralizar todos os dados em um único lugar para que todos os colaboradores tenham acesso e fiquem por dentro.
Crie políticas de cobrança
A política de cobrança pode ser entendida como um conjunto de diretrizes, normas, fatores e métodos desenvolvidos pelos gestores para normatizar as ações e procedimentos de recuperação de créditos.
É neste documento que ficará registrado quais ações vão ser feitas e como a equipe atuará diante de uma cobrança. Portanto, não ignore a importância de criar um para o seu departamento!
A literatura sobre cobrança explica que o manual de políticas deve conter:
- Normas para o procedimento de cobrança.
- Método e técnicas para implementar de acordo com os tipos de devedores.
- Prazos para cada etapa da cobrança.
- Valores mínimos para cobrança judicial.
- E muito mais.
Personalize a cobrança de acordo com os tipos de devedores
Comentamos que na política de cobrança deve constar quais as técnicas serão utilizadas para cada tipo de devedor, afinal, os perfis se diferenciam pelo comportamento e motivo da inadimplência.
Isso significa que não é indicado cobrar alguém com excelente histórico da mesma forma que lida com um mau pagador e vice-versa. É necessário ter técnicas específicas, pois só assim você será certeiro na hora de resolver a inadimplência dos seus consumidores.
Estabeleça quais são os canais ideais para a cobrança
Uma comunicação eficaz também leva em consideração os canais que vão ser utilizados para a cobrança. Aqui, voltamos novamente ao ponto sobre a importância de conhecer bem o perfil dos clientes.
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Para alguns consumidores, a conversa por meio de telefone pode fazer muito sentido, enquanto que para outros o envio de e-mails será mais prático.
Adaptar-se a cada canal é chave de ouro para quem quer se comunicar e se conectar melhor com o devedor.
Mapeie o fluxo do cliente dentro da empresa
Informações são a chave para uma boa gestão de cobrança, pois elas vão dar insumos para traçar estratégias e, até mesmo, rever a política. Um dos dados que você deve ter é o fluxo do cliente dentro da empresa.
Mapeie desde o momento que ele compra o serviço ou produto até o encerramento. Nesse fluxo, busque entender em qual momento a inadimplência acontece e o porquê.
Com base nesse levantamento, é possível pensar em ações para evitar o cenário e, também, quais passos devem ser acionados quando o cliente começa a dever.
Pense em abordagens para cada etapa da cobrança
Após entender o fluxo do cliente, você conseguirá pensar em distintas abordagens para cada fase. Isso significa que poderá trabalhar com cobrança preventiva, que é uma aliada essencial para evitar o endividamento do cliente. Antes mesmo das contas vencerem, a sua empresa já entra em ação com lembretes, por exemplo.
Também vale considerar os momentos posteriores ao vencimento e aplicar ações para essas horas.
Defina indicadores de sucesso
Os indicadores de sucesso são metas e objetivos que vão guiar todo o trabalho da gestão de cobrança, mas, também, apontar se o caminho escolhido está dando certo ou se é preciso rever.
Vale destacar que esses indicadores devem ser estipulados com “os pés no chão”, de acordo com a realidade da empresa, o momento do seu departamento, as ferramentas de trabalho etc. Reaver crédito é algo necessário, mas isso deve ser feito de forma estratégica, racional e consciente.
Automatize o processo
Se você chegou até aqui, já percebeu que existe muito trabalho a fazer na gestão de cobrança. A automação é crucial, porque consegue realizar diferentes tarefas e, assim, deixa a equipe livre para focar em atividades que exigem mais esforço.
Contratar um software de cobrança é indispensável para a gestão e, sem dúvidas, é uma das ações que devem ser feitas pela empresa. A nossa dica é pensar nesse serviço após todas as questões internas estarem devidamente organizadas. Assim, será mais fácil fazer a implantação e o sistema vai fazer mais sentido para o trabalho.
Uma boa gestão de cobrança fará muita diferença dentro da empresa. Lembre-se de sempre revisitar as estratégias, as políticas, os relatórios e outros documentos para fazer melhorias e mantê-los atualizados e coerentes com o cenário atual do seu negócio.
Chegamos ao fim deste post e esperamos ter ajudado a sanar dúvidas relacionadas a esse tema. Aproveite para aprender mais sobre gestão em nossa trilha de organização para 2024. Clique no banner e cadastre-se para receber nossos conteúdos e presentes!