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Vender serviços e produtos parcelados oferece muitas vantagens para a empresa e cliente, mas também a necessidade de lidar com uma cartela maior de consumidores endividados. Enfrentar esse cenário é, em geral, desafiador e pede por estratégias que proporcionam maior controle da situação.

Para essas horas, uma das ferramentas que a sua empresa pode ter em mãos é o cálculo do risco de inadimplência. Com ele, você consegue entender a probabilidade de um cliente não cumprir os compromissos financeiros e qual o valor dessa dívida. Siga a leitura e entenda como implantar essa técnica no negócio.

O que é risco de inadimplência?

O risco de inadimplência está atrelado à probabilidade de um consumidor não pagar as parcelas restantes de uma compra. Essa situação é uma grande dor para boa parte das empresas, afinal, quanto maior o número de clientes em dívida, mais a saúde financeira do negócio sofre.

Por isso, é fundamental pensar em prevenção, e isso começa no momento da análise de crédito (que deve ser feita com cautela e atenção) e do cadastro do cliente (que precisa conter dados verídicos e que permitam analisar melhor o histórico desse consumidor).

Como definir o risco de inadimplência?

Se o seu negócio não tem um processo de análise de cadastro adequado, é bem provável que o risco de inadimplência seja um problema grave para a empresa. É necessário transformar esse cenário e, para isso, vale entender como deve ser calculada a probabilidade de um consumidor não pagar na data.

Analise o histórico de pagamento do consumidor

Muitas instituições não sabem como fazer análise de crédito eficaz, porém, um dos principais pontos dessa etapa é estudar o histórico de pagamento do cliente — também conhecido como score.

A investigação do score permite que a empresa tenha acesso a um histórico financeiro do consumidor e, mediante essas informações, é possível entender padrões de comportamento.

Os tipos de devedores são inúmeros, e compreender como cada um age faz a diferença na hora de calcular o risco de inadimplência. Enquanto algumas pessoas vivem um ciclo de dívidas, outras podem apenas ter se esquecido de pagar a conta na data certa (e isso não faz dela uma má pagadora).

Verifique a renda do cliente

Outra alternativa para prever riscos é entender a renda do consumidor. É claro que nem sempre isso significa que a pessoa será inadimplente, mas pode ser um ponto de atenção e que indica que a cobrança preventiva deve entrar em ação.

Ciclo de cobrança
Uma forma de prever o cliente inadimplente é entender a renda dele.

Aprimore a gestão de dados do cliente

O cadastro do cliente é uma etapa extremamente importante. Isso porque é nesse momento que você vai registrar informações que permitem, se necessário, que posteriormente esse consumidor seja localizado e a cobrança alcance a pessoa certa.

Além disso, vale manter os dados sempre atualizados. Entre em contato periodicamente e verifique endereço, telefones, e-mail etc. Há também como fazer uma atualização de dados com sistemas especializados em localização cadastral.

Faça uma checagem das informações

Ter dados errados e falsos é algo muito sério e que preocupa empresas. Uma forma de driblar é fazer uma checagem de informações para ter a certeza que o consumidor está agindo de boa fé. Esse tipo de ação é essencial e dá mais segurança para o seu negócio.

Use um CRM de cobrança

Além de saber o risco de inadimplência, é importante entender o valor total das parcelas vencidas e a vencer até o final do contrato. Dessa forma, é possível prever os débitos que um cliente deve em um cenário que ele não pague.

Para fazer esse cálculo, a dica é contar com um sistema de cobrança. Assim, você pode ter resultados corretos, sem erros de se enganar em contas. No software Cobmais, por exemplo, gestores contam com a funcionalidade Risco. Vamos entender na prática!

Vamos imaginar que o seu cliente tem um contrato com dez parcelas. Até o momento, ele pagou três, atrasou duas e as restantes ainda não venceram (tabela abaixo).

Risco de inadimplência
A cobrança de inadimplentes pode ser melhor controlada com o auxílio do Cobmais.

O Cobmais vai descartar as três primeiras parcelas (já pagas) e vai somar as sete restantes. O resultado é este:

Risco de inadimplência
A cobrança de inadimplentes pode ser melhor controlada com o auxílio do Cobmais.

Simples, certo? Essa é uma boa alternativa para acompanhar riscos de forma muito prática, inteligente e com o apoio de tecnologia.

Quais as consequências da inadimplência?

A inadimplência traz consequências muitas sérias e que não atingem somente o consumidor. Quando não há o pagamento de dívidas, o cliente, devido aos juros e multas, entra em um nível de endividamento muito maior e que piora com o tempo.

Para a empresa, os impactos são:

  • Afeta o fluxo de caixa
  • Gera gastos extras com cobrança, seja ela interna ou terceirizada (no caso de credores)
  • Potencial de investimento prejudicado

Ambos os lados sofrem consequências do endividamento e, dessa forma, é necessário estar preparado para contornar a situação o máximo possível por meio de planejamento, ferramentas e análises.

Se você quer trabalhar de forma mais certeira e busca um software para te ajudar a lidar com o risco de inadimplência, clique no banner abaixo e saiba mais!

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