Você vai desenvolver uma campanha motivacional para call center? Esse tipo de estratégia é muito importante para manter operadores engajados e, consequentemente, obter bons resultados com a equipe. Entretanto, uma coisa é certa: não basta criar ações que a gestão considera legal, é preciso estudar, planejar e estruturar algo que faça sentido com as necessidades dos seus funcionários.
Neste guia listamos os principais pontos para desenvolver uma campanha de incentivo para colaboradores que esteja alinhada com a realidade e proporcione protagonismo para o seu time. Confira!
O que é campanha motivacional?
A campanha motivacional consiste em um conjunto de práticas de endomarketing focadas em manter colaboradores satisfeitos, aumentar o senso de pertencimento, desenvolver o crescimento pessoal, reconhecer colaboradores e melhorar o clima organizacional.
Esse tipo de estratégia vai de encontro com as novas formas de gerenciar negócios, que entendem a importância de administrar o capital humano. Ou seja, compreender que antes de olhar para metas e resultados a serem atingidos, gestores precisam perceber as necessidades do pessoal interno e desenvolver um time consistente e entrosado.
Vale ressaltar que campanha motivacional é muito mais do que oferecer premiações, aliás, isso por si só não caracteriza a estratégia. É crucial estar ciente que o conceito é mais complexo, amplo e que há muitas questões por trás, como considerar segurança psicológica e remuneração justa.
Campanhas motivacionais ou de incentivo?
Antes de continuarmos este conteúdo, você deve saber que há diferenças entre incentivar e motivar. Ambos os conceitos vão proporcionar um olhar mias focado para a estratégia.
Incentivar pode ser entendido como o ato de oferecer algo para um colaborador ou equipe. Por exemplo, quando uma meta é alcançada e a instituição fornece uma premiação.
Já motivar está relacionado a despertar no time razões para movimentar-se e criar ações para alcançar algo. É necessário descobrir em cada funcionário força e motivação para superar uma meta.
Qual a importância de uma campanha motivacional para call center?
Empresas que não motivam seus funcionários estão sujeitas a perder grandes talentos para o mercado. Esse é um dos principais pontos sobre a importância de ter estratégias para o seu público interno. Se a equipe não está animada, não se sente parte da empresa ou está insatisfeita com o ambiente de trabalho, ela não será produtiva e muito menos se preocupará em engajar com as metas do seu negócio.
Para um call center de cobrança, que precisa receber dívidas e entregar resultados para empresas credores, a última coisa que um gestor vai querer são colaboradores desmotivados e que fazem o mínimo possível.
Em assessorias de cobrança que passam por um cenário de alta concorrência e muita pressão, torna-se ainda mais importante motivar pessoas para que elas possam enfrentar com mais tranquilidade essas situações.
Como criar campanhas motivacionais?
Você já sabe que campanhas motivacionais não são apenas sobre premiações. Como comentamos, trata-se de um conceito complexo e que envolve atenção a muitos aspectos. Abaixo, explicaremos quais pontos gestores devem se atentar e como criar as campanhas.
Comece pelos líderes e supervisores
A liderança ocupa um papel fundamental em qualquer equipe, e quando se fala em campanha motivacional para call center isso não é diferente. Esses colaboradores são essenciais para motivar e elevar um time.
A motivação tem muito a ver como um líder olha para os liderados. Se o supervisor ou coordenador despreza, desrespeita, não valoriza o esforço feito e subestima as capacidades do time, é muito provável que essas pessoas se sintam desmotivadas e nada importantes para a empresa.
Já a liderança que confia no conhecimento e habilidades do funcionário, considera as experiências e vivências, sem dúvidas, fará a diferença.
Portanto, o treinamento de colaboradores que ocupam cargos mais alto é fundamental, pois eles precisam saber lidar com pessoas, com as características individuais de cada um e ter um bom relacionamento com os liderados.
Preocupe-se com segurança psicológica
O termo segurança psicológico não é de hoje: segundo a Great Place To Work, em 1999, a pesquisadora Amy Edmondson publicou um artigo científico sobre o tema, introduzindo, então o conceito no universo do trabalho.
Segurança psicológica é a construção de um ambiente seguro, sincero e honesto. Está relacionado a trabalhar em uma empresa que permite o erro, que está disposta a ouvir os funcionários e a ajuda-los (seja em questões profissionais ou pessoais), pedir desculpas ao errar com a equipe etc.
Sem dúvidas, uma cultura organizacional que se preocupa genuinamente com confiança é muito mais motivadora do que um local que não dá abertura para isso.
Melhore o ambiente de trabalho
Para se sentir animado e encorajado dentro de uma empresa, é importante que o seu colaborador goste dela. E isso quer dizer que o funcionário precisa se sentir bem em relação à estrutura física e da atividade que exerce.
Um artigo da revista Educação, Gestão e Sociedade explica que a motivação também está relacionada ao conforto, modelo de gestão, relações com superiores, uso pleno das habilidades pessoais e delegação de responsabilidade.
O bom ambiente de trabalho precisa se preocupar com esses aspectos para manter o pessoal motivado e mostrar que esse indivíduo tem grande valor para a instituição.
Dê feedbacks e treinamentos
Feedbacks são essenciais para o crescimento profissional e pessoal. Isso porque eles vão mostrar pontos de melhoria, seja em relação às habilidades técnicas ou socioemocionais.
É importante ressaltar que um feedback nem sempre será negativo, às vezes você pode trazer pontos positivos sobre algo que o operador fez e que contribuiu para a empresa.
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Momentos para dar retornos ao colaborador é uma forma de ser sincero e transparente, permitindo que a pessoa saiba como é vista dentro da empresa, quais aspectos não estão alinhados com a cultura organizacional, o que é necessário evoluir etc.
Da mesma forma que reforça os bons comportamentos e mostra que a pessoa está sendo vista e apreciada por todos os esforços feitos.
Crie metas reais e úteis
Se tem um assunto que é delicado entre gestores e operadores são as metas. Infelizmente, ainda há empresas que estipulam números absurdos e fora da realidade, o que desmotiva o colaborador e pode gerar bastante frustração, já que elas são impossíveis de serem batidas.
É muito importante criar metas reais, de acordo com o cenário atual da empresa e pautadas em dados. Ouvir o funcionário sobre as perspectivas dele também é extremamente válido, afinal, é essa pessoa que vive e faz o dia a dia acontecer.
Por último, essas metas devem ser úteis. Como assim? Bom, é importante utilizar como indicador ações e objetivos que significam algo, que de fato agreguem para a empresa e que tenham conexão com o trabalho feito. Novamente, vale receber um feedback da equipe para entender se o que é proposto faz sentido.
Dê pílulas de incentivo
Vamos relembrar que incentivar é o ato de premiar um colaborador ou equipe por algum feito. Manter o time motivado também requer que pessoas sejam incentivadas por boas ações — e isso não precisa estar sempre relacionado a metas.
Uma ação clássica de incentivo são os colaboradores do mês. É uma forma de encorajar atitudes positivas, trabalhos que fizeram a diferença ou objetivos conquistados, por exemplo.
As pílulas de incentivo também podem suceder por meio da cultura de elogio ou, até mesmo, eventos ocasionais para equipes, como todo mês ter um café especial para cada time.
Proporcione desafios
Desafios são um excelente combustível para colaboradores, afinal, profissionalmente, ninguém gosta de sentir que há nada de novo para explorar ou alcançar. Com a ajuda das metas reais e úteis, é possível criar desafios e motivar a equipe. Os incentivos também entram como grandes aliados dessas ações.
Cumpra o prometido
Uma vez que você divulgou e engajou o pessoal em sua campanha motivacional para call center é importante cumprir o que foi prometido. Além de ser uma questão de respeito com os trabalhadores, é uma forma de reforçar a confiança entre todos na empresa.
Gestores que prometem e não cumprem tendem a criar um efeito rebote: ao invés de conseguir motivar, é muito provável que desmotivem ainda mais os funcionários.
Ninguém gosta de passar por esse tipo de situação e isso pode gerar uma verdadeira crise interna.
Portanto, antes de prometer ou divulgar a campanha motivacional, certifique-se de que é possível cumprir e que as regras foram compreendidas por todos e todas.
Ouça os operadores
Seja para motivar ou criar campanha de incentivo para colaboradores, antes de tudo, é necessário ouvir o que os operadores têm a dizer sobre a instituição — por isso, esteja preparado para receber feedbacks negativos e não peça satisfações pelas falas!
O que para a empresa pode parecer legal, para os times, pode ser algo totalmente desnecessários. Não são poucos os relatos nas redes sociais de gestores que premiaram equipes com bombons ou paçocas por alguma meta, quando na verdade, colaboradores precisam de coisas mais urgentes e reconhecimentos melhores.
Esse é mais um exemplo que gera desmotivação ao invés de ânimo. O melhor é conversar, ouvir e entender quais aspectos o seu negócio deixa a desejar.
Determine métricas de avaliação da campanha
Por último, é necessário ter métricas para avaliar o sucesso (ou insucesso) das campanhas motivacionais. Esses dados são cruciais para que gestores e RH entendam se acertaram na abordagem, se conseguiram alcançar resultados ou se é preciso mudar algo. Um exemplo de métrica pode ser os resultados em pesquisas, como a NPS. Se a empresa é bem avaliada nos levantamentos internos, isso já é um ponto positivo.
Roteiro para campanhas
Ainda de acordo com a revista Educação, Gestão e Sociedade, é possível seguir uma proposta de roteiro desenvolvida por Carlos Donizetti Casartelli, especialista sênior em estratégia de marketing e modelos comerciais. Confira:
- Fixar um objetivo.
- Rever os dados históricos e perfil do grupo que será incentivado.
- Investir na criação de um tema de impacto.
- Planejar o retorno do investimento.
- Determinar o período da campanha.
- Determinar a premiação.
- Estabelecer o reconhecimento a ser ofertado.
- Estabelecer um regulamento.
- Preparar o lançamento da campanha.
- Definir as formas de comunicação.
- Planejar a manutenção.
- Finalizar a campanha.
Campanha motivacional para call center: exemplos
Para te inspirar na criação da campanha motivacional para call center, separamos alguns exemplos para aplicar na empresa.
Campanhas temáticas
As campanhas temáticas, como o nome explica, são aquelas que se inspiram em sazonalidades, o que pode ser muito bacana. Você pode aproveitar temas como o verão, carnaval, Copa, Natal etc.
Bonificação
A bonificação é uma quantia paga para profissionais que atingem algum tipo de objetivo ou requisito. É uma boa forma de incentivar atitudes positivas e de motivar a equipe na busca por resultados e alternativas para bater metas.
Premiação
Diferente da bonificação, que é em dinheiro, a premiação é mais abrangente e pode ser ofertada em diferentes formatos. Algumas empresas, por exemplo, trabalham com viagens, eletrônicos, jantares etc.
Equipe/operador do mês
Ao longo deste artigo comentamos algumas vezes sobre esta estratégia. Ela é muito simples de ser aplicada e consiste em reconhecer, mensalmente, funcionários ou equipes.
É possível que o reconhecimento seja por metas cumpridas, atitudes que fizeram a diferença, esforços para ações específicas ou projetos que fazem a diferença para a empresa.
Bônus: principais erros de uma campanha
Comentamos ao longo do artigo quais são os pontos principais que devem compor uma campanha motivacional e, também, citamos uma proposta de roteiro. Mas tão importante quanto dominar esse assunto é saber o que não fazer. Confira:
- Não ter regras bem definidas e claras (ou, pior, não ter regulamento).
- Oferecer prêmios que não estão de acordo com o público, seja pela faixa etária, interesses, estilo de vida etc.
- Trabalhar com objetivos e metas impossíveis de serem atingidos.
- Não utilizar um tema relevante para o grupo.
Erros podem acontecer, especialmente se a sua empresa não tem experiência em campanhas motivacionais. Entretanto, conhecer quais são as principais falhas é importante para driblar essas situações.
Criar uma campanha motivacional para call center envolve diversos aspectos, isso é fato. Porém, quando feita corretamente, os resultados gerados podem ser muito positivos e agregar valor à produtividade do time.
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Referência
BEZERRA, I. V.; DA SILVA, E. L. CAMPANHAS DE INCENTIVO A VENDAS COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL. Disponível em: <https://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170509162817.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2023.