Seja para cobrança preventiva ou para avisar clientes sobre faturas em aberto, o disparo de SMS é uma prática importante para empresas que querem melhorar a comunicação com consumidores de forma objetiva e acessível. Contar com as ferramentas certas tornam o processo mais fácil e, neste artigo, vamos te explicar como trabalhar com a estratégia na prática. Boa leitura!
Por que investir em SMS de cobrança extrajudicial?
O disparo de SMS oferece uma série de vantagens para a operação de cobrança, e uma delas é o baixo custo. Vale experimentar a ferramenta e analisar como ela desempenha dentro da sua estratégia, aliás, antes mesmo de comprar canais que necessitam de mais investimento.
Outro benefício do SMS é que ele é ideal para a etapa de cobrança preventiva. As mensagens de texto são simples e podem ser perfeitamente utilizadas como lembrete.
Segundo dados da Resultados Digitais, o SMS tem 98% de taxa de abertura. Isso significa que existe a chance de quase toda a base abrir o comunicado! É claro que para isso ser bem-sucedido você deve ter os contatos corretos dos seus consumidores. Portanto, mantenha sempre as informações atualizadas e higienizadas, como falaremos mais adiante.
Uma vantagem que diferencia o SMS de outros canais digitais, como e-mail e WhatsApp, é que ele pode ser enviado em equipamentos mais antigos e acessado sem a necessidade da internet.
Primeiros passos para o disparo de SMS de cobrança
O envio de SMS em massa deve ser feito com cuidado para que você possa se beneficiar deste canal em sua estratégia. Não basta fazer o envio por fazer, é essencial ter técnica e processos adequados.
Abaixo, descrevemos os primeiros passos que você deve seguir em sua operação!
1. Escolha uma plataforma
Para começar a sua estratégia de SMS em massa é importante ter uma plataforma para isso. Você pode optar pela contratação à parte dessa ferramenta ou, se quiser tornar a operação mais centralizada, organizada e econômica, a dica é contar com um CRM de cobrança, como o Cobmais.
No Cobmais, você encontra integrações com diversas ferramentas de disparo de SMS, o que permite flexibilidade para escolher o fornecedor de sua preferência.
2. Segmente os clientes
Estratégias de cobrança personalizadas são essenciais, especialmente quando pensamos em disparo. Apesar das ações serem feitas em massa é importante lembrar que isso não é sinônimo de utilizar a mesma tática para toda a base.
Antes de enviar os SMSs, faça a segmentação dos clientes. Você pode, por exemplo, dividir por faixa de atraso ou por histórico. Para cada grupo será feita uma estratégia e comunicação adequada para as necessidades desses consumidores.
A falta de personalização pode pôr em risco a boa relação com alguns clientes, especialmente quando você trata os bons pagadores da mesma forma que os maus pagadores.
3. Crie textos diretos
Com a plataforma contratada e a segmentação feita, chegou a hora de fazer o envio da mensagem para cobrança. O SMS deve ser algo prático, sem muitos floreios. A ideia é ter uma comunicação mais objetiva e com as informações essenciais, como o exemplo abaixo para cobrança preventiva.
Olá [Nome], sua fatura vence em [Data]. Evite transtornos, pague até lá. Dúvidas? Conte conosco. [Nome da Empresa]
Para cobranças de faturas em atraso é possível até mesmo inserir links que encaminhem para um portal de autonegociação, o que pode agilizar o pagamento.
A dica é criar diferentes opções considerando a segmentação e a etapa da cobrança.
4. Dispare os SMSs dentro do horário permitido por lei
Depois de seguir esses passos, é importante atentar-se para os períodos em que os disparos serão feitos. Isso porque há leis em relação aos horários de cobrança, inclusive, existem estados que possuem a própria regulamentação.
5. Faça testes de disparo
Antes de enviar para a sua base as mensagens, é necessário fazer testes. Esses experimentos ajudam a identificar possíveis erros em links, textos, entre muitos outros.
Cobrança é um assunto delicado. Quanto mais prevenir erros, melhor será para evitar situações indesejadas.
6. Realize o acompanhamento dos envios
Se os testes foram feitos e já está tudo certo, a sua estratégia pode começar a rodar! Durante esse processo é importante analisar e acompanhar os resultados adquiridos com os envios.
É nesse levantamento de dados que você encontrará ideias e pontos importantes para melhorar a estratégia. Portanto, nada de disparar e esquecer! Pois negligenciar a ação pode trazer prejuízos para a operação.
7. Mantenha uma frequência adequada
Por último, é fundamental se preocupar com a frequência do envio das comunicações. Vamos supor que você está cobrando as prestações de uma casa e quer enviar com cinco dias de antecedência um lembrete de pagamento.
Não faz sentido enviar em um mês e não enviar nada nos próximos cinco, certo? Além da estratégia não ficar coerente, ela se torna falha na missão de evitar a inadimplência.
É aqui que entra a importância de ter uma régua de cobrança automatizada, pois você pode deixar todas as ações agendadas para que aconteçam com recorrência.
E o que não fazer?
Tão importante quanto seguir os passos acima é o entendimento do que não deve ser feito em um disparo de SMS. Listamos dois pontos que merecem atenção, pois eles podem prejudicar todo o trabalho feito. Entenda!
Manter a base de dados desatualizada
A higienização e enriquecimento de dados são ações importantes e que não devem ficar em segundo plano. A falta de informações atualizadas pode gerar muitas consequências, como dificuldade em encontrar o devedor ou até mesmo a mudança de contato.
Se o seu consumidor muda de número, você pode correr o risco de fazer cobranças indevidas ao atual dono do contato, e até mesmo criar algum desentendimento com essa pessoa.
Por outro lado, também será mais difícil encontrar o inadimplente e, portanto, sua equipe terá um trabalho de pesquisa muito maior.
Envio de mensagens genéricas
Você já sabe que a personalização é uma grande aliada do disparo de SMS. Enviar mensagens genéricas, que não se conectam ao cliente, independentemente de ele ser ou não inadimplente, não é a melhor estratégia.
Lembre-se que muitos golpes de spoofing acontecem via SMS e, cada vez mais, golpistas aprimoram suas mensagens e a forma como se passam por outra empresa. Por isso, é importante sair do texto genérico e criar algo que dê mais confiança ao seu consumidor.
Como fazer envio de SMS em massa?
Uma vez que você já organizou os primeiros passos, é hora de entender como ficaria o disparo de SMS na prática. Para isso, vamos explicar a partir do Cobmais, o nosso sistema de cobrança.
1. Crie o seu modelo
O primeiro passo é desenvolver o seu modelo. Aqui, indicamos que crie um para cada etapa da sua régua de cobrança.
No Cobmais, você pode cadastrar alguns modelos, com até 159 caracteres (incluindo variáveis) e código de acesso para portal de autonegociação (se houver). Veja o vídeo para entender na prática.
2. Faça o disparo de SMS
Após o cadastro dos modelos, no Cobmais, você pode fazer o envio individual ou em massa para um mesmo perfil de clientes. Com a função de régua de cobrança automática, gestores podem agendar os disparos e tornar a estratégia muito mais simples, sem muitos esforços manuais.
3. Acompanhe o envio e respostas dos SMSs
Ainda que os envios sejam feitos de forma automática, é importante acompanhar de perto o desempenho da sua tática. Com o Cobmais, você consegue fazer essa análise tanto para disparos em massa como individuais.
As informações disponibilizadas são modo de envio (lote e/ou individual), status (enviado e não enviado), a equipe e o operador responsável.
Vantagens da integração de SMS com sistema de cobrança
Você já deve ter percebido que a maior vantagem da integração é poder fazer todas as ações de disparo de SMS em uma única plataforma. Nada de múltiplas abas no computador, vários softwares de trabalho abertos e outras complicações: quando tudo está conectado, a operação fica fácil!
Outro benefício para a operação é a facilidade de automatizar! A régua de cobrança do Cobmais permite a programação de ações, ou seja, tarefas que são configuradas para serem acionadas no dia desejado.
Isso significa que operadores não precisam se preocupar com o disparo manual, uma vez que ele está configurado na régua de cobrança para acontecer automaticamente, junto com as outras ações das suas estratégias.
Você se lembra quando citamos anteriormente o portal de autonegociação? A integração com SMS e Cobmais permite que essas ferramentas fiquem conectadas, facilitando ainda mais o processo de cobrança graças ao envio do código de acesso aos clientes.
No universo dinâmico das operações de cobrança, a diferenciação muitas vezes está na eficiência e na capacidade de se comunicar de maneira impactante com os devedores. Neste artigo, exploramos em detalhes a integração de disparo de SMS disponível no Cobmais, uma ferramenta útil e que impulsiona significativamente a recuperação de dívidas.
Por meio dessa integração, o Cobmais oferece aos usuários uma solução abrangente e intuitiva, destacando-se pela simplicidade de configuração, personalização avançada de mensagens e automação eficiente de campanhas de SMS. Clique no banner abaixo e conheça todas as nossas integrações!