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Criado em 11 de março de 2022
Atualizado em 7 de abril de 2025

O recebimento de dívidas no setor civil pode ser bastante desafiador e, até mesmo, uma das maiores dificuldades enfrentadas por empresas do ramo. Diante desse gargalo, a cobrança automática para construtora pode ser uma mão na roda para amenizar a inadimplência de clientes e manter as finanças equilibradas. 

Siga a leitura deste guia e confira como a automação de cobrança na construção civil pode ajudar a driblar as principais dificuldades encontradas na área e como  

O que é cobrança automática para construtora? 

A cobrança automática é um método que já faz parte do dia a dia de diversos segmentos, e claro a construção civil não fica fora disso! Com a ajuda de um sistema de cobrança, é possível tornar processos e tarefas mais ágeis, o que melhora a produtividade da equipe e aumenta as chances de recebimento de dívidas.  

Para aderir à cobrança automatizada, primeiro, é necessário entender quais são os atuais desafios da equipe e, em seguida, encontrar um sistema que funcione como CRM e ofereça ferramentas que se adequem às necessidades da sua empresa.  

Os desafios da cobrança na construção civil 

Apesar da inadimplência na construção civil não ocupar o maior desafio do setor — a alta carga tributária e a falta de mão de obra qualificada são as principais dificuldades, segundo a Agência de Notícias da Indústria — isso não significa que o recebimento de dívidas não seja um problema a ser solucionado. 

Em 2023, a inadimplência por financiamento imobiliário teve um pico e chegou a 1,54%, com a maior elevação em financiamentos que utilizaram o FGTS, que atingiu, até setembro de 2024 o valor de 2,06%. Os dados são do Banco Central em reportagem do UOL.  

Nesse cenário, os leilões de imóveis quintuplicassem de 2022 para 2024. Especialistas ouvidos pela reportagem explicam que dois fatores de peso para essa situação é a inflação e desemprego registrados durante o período da Covid-19. 

A verdade é que o descumprimento de compromissos sempre existirá e, enquanto isso, será um desafio para empresas, especialmente aquelas que não buscam a modernização do setor de cobrança e seguem atuando com sistemas defasados ou métodos manuais.  

Uma das principais dificuldades, portanto, é o desconhecimento sobre cobrança automática para construtora e a gestão de contratos adequada. Basicamente, um tem conexão com o outro.  

Quando a cobrança é feita por planilhas, muitos contratos podem ficar esquecidos, e até mesmo perdidos. Consequentemente, ocorre o risco de perder informações importantes sobre os clientes.  

Por fim, outros desafios que também são encontrados por profissionais da área são o inevitável parcelamento e fluxo de caixa prolongado, assim como os índices de inadimplência no setor.  

Cobrança automática para construtora
A automação de cobrança na construção civil é uma aliada para driblar desafios.

Como a inadimplência afeta construtoras? 

A dívida é inevitável no setor de construção civil, afinal, a maior parte das pessoas adquirem imóveis por meio do financiamento e parcelamento. O problema é quando a inadimplência começa a se tornar constante e a sua carteira está repleta de devedores.  

Vale lembrar que esse cenário afeta de diferentes formas. Listamos algumas: 

  • Impacto no fluxo de caixa e, por consequência, redução de recursos para novos projetos. 
  • Atraso em obras devido à falta de recursos.  
  • Aumento em custos operacionais relacionados à cobrança.  
  • Dificuldade em captar novos investimentos.  
  • Comprometimento da relação com clientes e fornecedores. 
  • Risco de falência.  

Como um sistema automatizado pode ajudar? 

O sistema de cobrança automatizado é um aliado de empresas que precisam organizar e estruturar melhor os processos, modernizar o setor ou que estão com um alto número de inadimplentes na carteira.  

Veja abaixo alguns pontos que o CRM de cobrança pode ajudar.  

Automação do envio de boletos e lembretes 

O CRM de cobrança é capaz de gerar todos os boletos automaticamente e, em seguida, enviar aos seus clientes, também de forma automatizada. Isso já poupa um bom tempo da sua equipe! 

Você também consegue fazer o disparo de SMS, e-mails e WhatsApp, em uma única ação de massa! Essa é uma forma de trabalhar com mais produtividade, pois o time será capaz de acionar mais devedores em um período menor.  

Mais opções de pagamento para o cliente 

A cobrança automática para construtora também se beneficia de um leque de opções de pagamento para o cliente! Com um único sistema é possível contar com boleto bancário, cartões, Pix Cobrança e até mesmo o portal de autonegociação, uma alternativa tecnológica.  

Conciliação bancária automática 

A reconciliação de pagamentos é uma das tarefas mais trabalhosas do setor financeiro de uma construtora. Um sistema automatizado confere automaticamente os pagamentos recebidos, marcando os contratos como quitados e evitando inconsistências financeiras. Isso reduz erros e acelera a gestão de recebíveis. 

Integração com o ERP da construtora 

A integração com o seu ERP é um ponto crucial e que você deve considerar como argumento para automatizar a cobrança. Estamos falando da conexão de dois sistemas importantes e que, quando integrados, proporcionam mais controle de dados, histórico de clientes e das ações realizadas. 

Cobrança automática para construtora
Integração de sistemas na construção civil facilita e organiza o trabalho de cobrança.

Opção de sistema de cobrança automática para construtora: conheça o Cobmais 

No tópico anterior você conferiu que o CRM de cobrança é uma mão na roda para construtoras fazerem o recebimento de dívidas. Por isso, vamos te apresentar o Cobmais, que agora é certificado com o selo de parceiro do ecossistema Sienge! 

 Com o Cobmais você consegue fazer uma série de ações, como: 

  • Envio de boletos via WhatsApp, e-mail e SMS.  
  • Emitir automaticamente boletos e acompanhar pagamentos.  
  • Integrar com diversos bancos do Brasil. 
  • Integrar com ERP, como o Sienge.  
  • Organizar histórico de clientes e ações realizadas. 
  • Distribuir contratos automaticamente para que a sua equipe faça a cobrança. 
  • Acompanhamento jurídico.  

Integração Sienge e Cobmais 

Além de todas as ferramentas disponíveis no Cobmais, construtoras podem contar com a integração com Sienge, um dos principais ERPs da área de construção civil.  

Com essa integração, o cliente Sinenge consegue realizar a gestão da carteira de inadimplentes, assim como ter acesso a indicadores de desempenho, filtros e centenas de combinações para estruturar estratégias de cobrança eficientes e mais flexíveis.  

Outras tarefas que podem ser resolvidas com a integração são: 

  • Importação e sincronização de dados 
  • Cálculos de atualização (correção monetária, encargos, honorários etc.) 
  • Acordos 
  • Emissão de boletos (e o envio via SMS, WhatsApp ou e-mail) 
  • Pagamentos 
  • Atualização cadastral 
  • Relatório de saldo devedor 

Contar com o Sienge integrado ao sistema de cobrança Cobmais agrega vantagens como a redução de inadimplência, a facilidade de gestão, negociação inteligente e processos automatizados.  

Tela Cobmais com integração Sienge
Tela de telecobrança do Cobmais. Os dados apresentados já estão integrados ao Sienge, conforme podemos ver na tela inferior esquerda.

Caso de uso: Habitat Incorporadora e integração Sienge 

A Habitat Incorporadora é um exemplo de empresa que apostou na parceria entre Sienge e Cobmais. Eles contrataram o sistema de cobrança pela necessidade de sair das planilhas e também porque estavam com os processos desorganizados, chegando a perder o contato e histórico de clientes.  

Após a contratação do Cobmais, a Habitat também investiu na integração Sienge, e hoje consegue fazer a gestão completa da operação, ter acesso rápido e fácil a todos os clientes devedores, sem falar do uso de ferramentas essenciais para o dia a dia de profissionais de cobrança da área de construção. 

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Bônus: como evitar a inadimplência em construção civil? 

Já comentamos que a cobrança automática para construtora é uma grande aliada para reduzir o número de devedores, mas, além disso há outras formas de lidar com a situação. Veja abaixo algumas boas práticas. 

Realize análises de crédito dos clientes 

Independentemente do seu público, é muito importante fazer uma análise criteriosa de crédito do seu cliente.  

Atualmente, o que não faltam são ferramentas disponíveis para fazer esse trabalho, como aquelas que mostram perfil de risco e score de crédito.  

Não se esqueça de criar uma boa política de crédito, que deve ser revista periodicamente, de forma que ela faça sentido para o negócio.  

Conte com contratos claros e bem estruturados 

A comunicação clara, acessível e objetiva é uma aliada de empresas que querem melhorar os processos de cobrança. As cláusulas devem estar bem estabelecidas, com o objetivo de serem transparentes em relação a condições de pagamento, reajustes e como a construtora procede em caso de inadimplência.  

Desenvolva estratégias de régua de cobrança  

A régua de cobrança já é uma ferramenta conhecida de profissionais da área, mas apesar disso, se não for bem planejada, a sua aplicação pode ser ineficiente.  

O ideal é que ela sempre tenha início, meio e fim, e ainda, conte com os canais de comunicação certo para falar com o seu consumidor.  

Faça o monitoramento contínuo de indicadores de inadimplência 

Acompanhar a situação da construtora é importante e possibilita que a inadimplência se mantenha sob controle. Por isso, é essencial que gestores tenham bem definido indicadores que devem ser verificados ocasionalmente.  

Esses dados auxiliam na tomada de decisões e em estratégias mais realistas. Não espere a inadimplência aumentar para agir! 

A cobrança automática para construtora pode se beneficiar muito de um sistema de que oferece integração com Sienge, conforme comentamos ao longo do artigo.  

Se você chegou até aqui e está convencido de que é o momento de investir em cobrança automática para construtora, comece por conhecer o Cobmais, que conta com integração Sienge, além de tantas outras ferramentas para um dia a dia mais otimizado.  

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