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Encantar e oferecer boas vivências a clientes são pontos que desafiam qualquer negócio em uma era tão digital e repleta de informações. Atualmente, 61% dos consumidores admitem que após uma experiência ruim com uma empresa eles recorrem ao concorrente, segundo a pesquisa CX Trends 2022.

A porcentagem é alta e alerta para a importância de investir em um bom atendimento, inclusive na área de cobrança. Mais do que nunca, oferecer diferentes canais que atendam a todos os tipos de clientes é crucial e, entre eles, uma boa opção é o portal de autonegociação.

Neste conteúdo, você confere como encantar um cliente com atendimento digital via portal, porquê investir nesse meio, boas práticas e muito mais. Siga na leitura!

O que é um portal de autonegociação?

O portal de autonegociação é um espaço digital em que o seu cliente inadimplente pode, como o nome explica, renegociar dívidas, consultar débitos, fazer acordos e emitir a 2ª via de boletos.

É uma forma prática de atender o seu consumidor, uma vez que a pessoa pode acessar a qualquer dia e horário, conforme for melhorar para a rotina dela. Assim, o cliente tem total autonomia para resolver as pendências com a sua empresa e, até mesmo, pode se sentir mais confortável para ficar em dia com o seu negócio.

Quais os benefícios da autonegociação?

Contratar um portal de autonegociação para cobrar dívidas dos seus clientes pode oferecer várias vantagens, dependendo das necessidades e objetivos da sua empresa. Aqui estão alguns benefícios desse investimento.

Experiência positiva para o consumidor

Como explicamos no início deste conteúdo, a experiência positiva no atendimento ao consumidor é um desafio que toda empresa deve dar atenção — ou perderá para a concorrência.

O portal de autonegociação é um grande aliado para negócios que querem oferecer mais facilidade para a quitação de dívida, seja proporcionando autonomia para o cliente, evitando situações que podem gerar constrangimento ou simplesmente permitindo que o inadimplente possa pagar de qualquer lugar.

Mais transparência em relação à dívida

Transparência é uma característica fundamental para empresas que desejam manter um relacionamento sólido com o consumidor. Quando o assunto é dívida, isso se torna ainda mais urgente, uma vez que estamos falando de uma situação que impacta a vida financeira das pessoas e, consequentemente, outras áreas.

Com o portal de autonegociação, o seu negócio pode disponibilizar de forma simples e fácil todas as informações relacionadas à dívida, como juros, multa etc. Assim, o cliente fica por dentro de todos os valores e pode compreender exatamente a situação financeira.

Acesso 24/7

O horário comercial pode ser um obstáculo para alguns devedores, afinal, muitas pessoas trabalham nesse exato momento ou precisam fazer outras tarefas essenciais e não conseguem ser dispensadas delas.

A autonegociação é fundamental para proporcionar flexibilidade para o seu cliente e permitir que ele possa pagar as dívidas em qualquer horário, não importa qual o dia.

Aumento da recuperação das dívidas

Se o seu cliente conta com a agilidade e flexibilidade do portal de autonegociação, as chances de aumentar a recuperação de valores são maiores. Isso porque se torna fácil fazer o pagamento já que é possível acessar o portal e realizar a negociação a qualquer momento.

Diminui custos de operação

O portal de autonegociação é um bom aliado de empresas que querem reduzir custos operacionais graças ao atendimento 24 horas por dia, sem precisar de um operador envolvido.

Boas práticas para o portal

Para melhorar a experiência do usuário dentro do portal de autonegociação é importante atentar-se a boas práticas. Assim, o consumidor poderá navegar sem dúvidas e ter mais independência durante o autoatendimento. Abaixo, veja dicas para aplicar.

Invista em interface intuitiva e amigável

A usabilidade é crucial. Certifique-se de que a interface do portal seja fácil de usar, com navegação clara e design responsivo, garantindo que os clientes possam acessá-lo a partir de dispositivos móveis e desktops.

Disponibilize informações transparentes

Forneça informações claras e detalhadas sobre os débitos pendentes, incluindo valores, datas de vencimento e histórico de pagamentos. Isso ajuda os consumidores a entenderem melhor suas obrigações financeiras.

Ofereça suporte ao cliente

Ofereça um canal de suporte ao cliente que seja fácil de acessar, seja por meio de chat ao vivo, e-mail ou telefone. Dessa forma, os consumidores obtêm atendimento caso encontrem problemas ou tenham dúvidas durante o processo de autonegociação.

Aposte em comunicação com o consumidor

Não basta apenas desenvolver um portal de autonegociação, é preciso fazer com que os seus clientes saibam que ele existe. Comunique a todos, divulgue em nos canais da empresa e, até mesmo, vale pensar em uma campanha focada nessa novidade.

Nas comunicações on-line com consumidores inadimplentes, você pode encaminhar o link do portal e reforçar esse espaço digital de negociação e consulta.

Faça sempre testes e monitoramentos

Realize testes no portal antes do lançamento e monitore continuamente a performance e segurança quando o canal já estiver implantado. Dessa maneira, a empresa garante que a plataforma funcione sem problemas e que eventuais erros sejam identificados e resolvidos rapidamente.

Conheça o portal de autonegociação do Cobmais

Agora que você já sabe tudo sobre como implantar o portal da sua empresa e facilitar a negociação de dívidas, chegou o momento de conhecer uma opção: o Cobmais.

Nele, é possível personalizar o layout de acordo com a identidade visual do seu negócio, oferecer atendimento digital 24 horas por dia, realizar acordos a qualquer momento etc.

No portal de autonegociação do Cobmais, o seu cliente conta com facilidade para acessar os débitos. O login pode ser feito por meio de um desses dados:

  • Apenas CPF/CNPJ;
  • CPF/CNPJ + data de nascimento;
  • CPF/CNPJ + token enviado por e-mail ou sms.

Após o login, o seu cliente terá acesso aos contratos em aberto e informações como, dados do credor, número do contrato, valor da dívida, dias em atraso e parcelas em aberto.

portal de autonegociação

Se o consumidor estiver com dívidas em atraso, ele pode fazer a renegociação. Nesse caso, o portal exibe valores para pagamento, quantidade máxima de parcelas e data.

portal de autonegociação

Outra opção é usar o portal para disponibilizar a segunda via do boleto. O acesso é o mesmo e, em minutos, o seu consumidor terá em mãos o exemplar do documento. 

portal de autonegociação

O portal Cobmais é um serviço disponível para clientes do software e está integrado com o nosso sistema de cobrança. Não é necessário desenvolvedor para a criação da plataforma e nem se preocupar com layout, já que ele é personalizável.

Se você chegou até aqui e quer investir em um portal de autonegociação para a sua empresa, conheça o Cobmais e todos os benefícios que ele tem para o seu negócio! Clique no banner abaixo e saiba mais.

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